Eddie the Head, mascote do Iron Maiden, surgiu de uma idéia muito simples de um cenógrafo chamado Dave Beasly que gostava de usar sucata em seus trabalhos. A cenografia de Beasly recorria ao uso de aparelhos eletrodomésticos quebrados, partes da lataria de automóveis, chapas plásticas e metálicas, furadas e recortadas, lâmpadas,vidros, etc. De início, Eddie ainda não tinha nome e era apenas uma cabeça gigante, monstruosa e metálica, montada num canto do palco de um dos primeiros shows dos Iron Maiden. A peça havia sido construida por um aluno de uma escola de arte e Dave Beasly a instalou sobre um suporte metálico, fazendo com que ela parecesse animada, usando luzes e sangue falso, bombeando através dos orifícios da carranca. Nos espectáculos seguintes, o cenário mudava, porém a grande cabeça metálica estava sempre presente e cada vez com maior destaque.
Com o sucesso da cabeça, os fãs a nomearam Ed, A Cabeça por causa de uma antiga piada inglesa: Eddie tinha nascido sem corpo, braços e pernas. Só tinha a cabeça. Mas tirando esse problema de nascimento seus pais o amavam muito. No seu décimo-sexto aniversário eles foram a um médico que lhes disse que poderia dar um corpo ao garoto. Os pais ficaram malucos com a novidade porque seu filho poderia finalmente ser uma pessoa normal. Eles voltaram para casa e falaram para Eddie: "Nós temos uma surpresa para você. É o melhor presente do mundo!" ao que Eddie diz: "Ah não, outro boné!". |
A partir dai Eddie acabou virando o mascote da banda, aparecendo em todos álbuns, shows e ganhando personalidade própria.
Algum tempo depois, Eddie foi adotado como mascote da Torcida Organizada Brasileira Força Jovem Vasco, do Clube de Regatas Vasco da Gama.
A "apropriação" do símbolo foi aprovada pela banda, que inclusive compareceu à final docampeonato
Brasileiro de 2000 onde o Vasco da Gama sagrou-se campeão. Confira tudo sobre isso mais abaixo.
Curiosidades:
Eddie aparece em todas as capas de álbuns do Iron Maiden (álbuns de estúdio, coletâneas e singles), exceto no single "Wasting Love".
No album "Flight 666" Eddie aparece indiretamente na camisa do vocalista Bruce e na lateral do avião.
No single "The Wicker Man" Eddie é o espantalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário